Mercado aposta em pausa do Fed em setembro e prevê corte de 25 pontos-base até dezembro

As apostas de que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, manterá suas taxas de juros inalteradas na próxima reunião de setembro superaram os 60% nesta quinta-feira, 31. A informação vem da ferramenta de monitoramento do CME Group e reflete a expectativa do mercado mesmo diante de indicadores econômicos acima do esperado, como inflação e geração de empregos.

Atualmente, os juros americanos estão entre 4,25% e 4,5%. Por volta das 13h50 (horário de Brasília), o mercado atribuía 61% de probabilidade de que essa faixa será mantida em setembro, enquanto apenas 39% apostavam em um corte de 25 pontos-base (pb). No dia anterior, as chances eram mais equilibradas: 52,4% para manutenção e 46,7% para redução.

Para o fim de 2025, o cenário continua apontando para uma política monetária cautelosa. A possibilidade de um único corte de 25 pb até dezembro subiu de 38,1% para 41,4%. Já a chance de uma redução mais significativa, de 50 pb, recuou para 34,7%, contra 38,1% no dia anterior. Ao mesmo tempo, a expectativa de que os juros permaneçam estáveis durante todo o ano aumentou de 11,4% para 14,8%.

De acordo com análise do BMO, o discurso com viés mais conservador (hawkish) do presidente do Fed, Jerome Powell, tem influenciado o mercado a descartar cortes já em setembro. A instituição acredita que, caso a trajetória da inflação continue resistente, a flexibilização monetária pode ser adiada para outubro ou além.

Campanhas Relacionadas