Exportações de minério de ferro do Brasil batem recorde histórico em julho, informa Secex
SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil, segundo maior exportador mundial de minério de ferro, atrás apenas da Austrália, registrou um volume recorde de exportações da commodity em julho. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os embarques totalizaram 41,1 milhões de toneladas no mês.

O volume representa um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para a atuação da mineradora Vale, principal responsável pelas exportações brasileiras do produto.
O novo recorde supera a marca anterior, de 39,5 milhões de toneladas, registrada em dezembro de 2015, conforme apontado pela Secex.
Apesar do aumento no volume exportado, a receita com as vendas externas caiu 8,8% em julho, somando US$ 2,62 bilhões, devido a uma redução de aproximadamente 13% nos preços médios em comparação com o ano anterior.
A China segue como o principal destino do minério de ferro brasileiro, mantendo sua posição de maior importador global da commodity.